Assine meu canal no Youtube

ASSINE MEU CANAL




Nominate Leon Nunes for a social media award in the Shorty Awards! Nominate Leon Nunes for a social media award in the Shorty Awards

terça-feira, 11 de junho de 2013

Vício de Linguagem - Parte 01 (Fábio M. Barreto - Filhos do Fim do Mundo)



Não muito tempo atrás, menos de um mês até, discutia eu e alguns Amigos Escritores a respeito do famigerado "Vício de Linguagem". Ou como (ao menos) tentar evitá-los. Num texto. Preocupação recorrente a todos escritores. Profissionais [os que já tem uma editora para seus livros] e os que ainda estão se encaminhando para o profissionalismo - mesmo sabendo que tanto um quanto outro escreve por puro Amor à Arte da Escrita.
 
Então tive a ideia de publicar no Blog do Leon Nunes as contribuições obtidas acerca do assunto. Com o intuito de poder auxiliar um pouco na labuta literária de diversas Escritoras & Escritores  Brasil afora.
Pensei em abordar o assunto em partes. Portanto aqui está. A primeira delas. 


Começo com o Escritor de Filhos do Fim do Mundo, livro este publicado pela Ed. Fantasy Casa da Palavra.



Com a palavra:



"(...) só acho válido quando usado propositalmente e com estilo. todo mundo tende a ter, e executar vícios, acho bem difícil, a não ser que você seja um gênio. hehe. evitei muita coisa no Filhos e, desde o primeiro dia na redação do jornal, fui ensinado a fugir de queismos e outros demônios da linguagem, por exemplo. Mesmo assim, acontece. Num romance mais extenso, até se dilui, mas o bom leitor percebe, não? Então, diluído ou não, tira a atenção. (...) mas lembro de muita repetição, de estruturas reutilizadas parágrafo após parágrafo, e em construções claramente americanizadas. O importante é garantir a fluidez e, para isso, novidade é fundamental. Se o leitor pega que está lendo a mesma coisa, com alguns itens diferentes, ele pula fora da história e te deixa na mão.
Enfim, resposta simples para algo complexo.
"



Creio que o assunto possa servir de base para uma melhora na escrita. Creio que a contribuição de meu caro Fábio M. Barreto venha dar uma luz para quem se preocupa com a arte da escrita. Creio na importância de sempre melhorar o texto, tornar legível, palpável - por isso do assunto proposto.

Vale atentar ao fato de prestarmos maior atenção a nossos próprios vícios dentro de nossos livros. Começa sempre conosco. Começa sempre com o próprio Autor.
Ainda que seja algo complexo, deve-se ter em mente fugir destes "demônios da linguagem", parafraseando o Escritor. Afinal - a ideia é sempre melhorar. Nossa escrita, melhorar.




Espero que o assunto seja de teu interesse, nobre Leitor {Leitor-Escritor, quiçá}





Abraços

Leon Nunes,
Escritor



P.S.: toda contribuição é válida. Deixe seu comentário abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante.