Assine meu canal no Youtube

ASSINE MEU CANAL




Nominate Leon Nunes for a social media award in the Shorty Awards! Nominate Leon Nunes for a social media award in the Shorty Awards

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Literatura brasileira na Galícia - por Paulo 'Barão' Soriano




Meu caro Irmão das Letras Paulo 'Barão' Soriano esteve recentemente em viagem à Galícia de modo a apresentar/palestrar a Literatura brasileira, sobretudo a LitFan - ênfase ao grupo literário A Irmandade - em terras galegas.

Nas palavras de meu caro Barão:


"Caros amigos:

Bem, estou de volta ao Brasil, após uma viagem proveitosa à Galiza.

Estive, primeiramente, em Vigo (sul da Galiza, onde assisti ao jogo BrasilxEspanha) e, de lá, acorri a Tui e Valença do Minho (Portugal).

De volta à Galiza, fui à Santiago de Compostela. Lá, no dia 05/07, tive o prazer de palestrar na Livraria a Ciranda, oportunidade em que falei um pouco sobre a literatura fantástica no Brasil, com ênfase na divulgação da Irmandade.

Mas eu fui convidado pelo professor Joseph Ghanime para palestrar também um Lugo, no Centro Cultural do País, no dia 10. Lugo me surpreendeu pela grande quantidade de pessoas ouvintes.

Os galegos têm muito interesse pelo Brasil e nossa cultura.

A viagem foi bastante instrutiva. Tive, também, a oportunidade de ser entrevistado pelo Grupo Galabra - Grupo de pesquisa da Faculdade de Filologia da Universidade de Santiago de Compostela.

Também conheci outros colegas escritores.

As notícias acerca do evento foram publicadas no Portal Galego da Língua:


www.pglingua.org/noticias/eventos/5689-escritor-brasileiro-paulo-soriano-estara-na-livraria-compostelana-ciranda
www.pglingua.org/noticias/eventos/5700-paulo-soriano-visita-lugo-este-serao

Além de Santiago e Lugo, estive em Betanços, onde se realizou a feira medieval.


De lá, fui a Ourense, onde revi excelentes amigos galegos, um deles historiador e, outro, Lexicógrafo, autor do dicionário que leva o seu nome (Estraviz - www.estraviz.org/).

Creio que a viagem foi mesmo produtiva.

Mais uma vez agradeço a Lino pela cessão dos exemplares de nosso livro, que foram gratuitamente franqueados aos presentes nas audiências.

Abraços
Paulo
"


Teu trabalho, meu caro Barão Soriano, de divulgação de nossa LitFan é muito salutar
 - E por isso agradecemos!


Leon Nunes,
Escritor









Um comentário:

  1. Sou eu, amigo, que fico grato de estar em companhia de tão boas pessoas e tão bons escritores!
    Para mim, divulgar o trabalho da Irmandade na Galiza foi não apenas o cumprimento de um ético dever, mas, sobretudo, uma grande satisfação.
    Abraços
    Barão

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante.